ITÁLIA 2011 - MILÃO - VENEZA - FLORENÇA - ROMA

MILÃO
               Começamos por Milão. Uma cidade cosmoplolita, não muito grande, mas bonita.

Chegamos num vôo vindo de Londres ( Easy Jet - EUR 27 - 3h e 50 min de vôo ), no aeroporto de Malpenza. Esse aeroporto fica a quase uma hora de ônibus da Estação Central de Trem. Pegamos um ônibus no aeroporto    ( EUR 22,5 a família ), como todos os passageiros, todos mesmo, tem de tudo, e pra nossa surpresa,até mesmo imigrantes pobres, aqueles que vem de outros países  para tentar a vida na Itália. Mas, é bem seguro, oficial do aeroporto.
                   Da estação de trem ao nosso hotel - Cavour ( café da manhã incluido ) - foi tranquilo e muito rápido. Aliás, haviam 2 estações de metro perto do nosso hotel (EUR 1 ).( EUR 3 o ticket por 24h )
                   Do Hotel Cavour fomos caminhando até a Galleria Vittório Emanuele e ao Duomo de Milão. Foi bem rápido, uns 10 minutos, e durante o percurso fomos observando o ponto alto de Milão : Moda! Passamos também pelo Teatro Scala, uma construção bem antiga e muito bonita.
                     A galeria é de uma arquitetura deslumbrante e, além das lojas de griffe, claro, fizemos algumas refeições nos restaurantes de lá ( nada muito caro com um vinho maravilhoso ).
                     O Duomo é uma construção belíssima! E seu ponto alto é seu portão, que em desenhos retrata histórias milenares.( Embaixo da catedral encontram-se os tesouros do Duomo...Tem que se pagar EUR 1 para se passar por uma sala de 4 metros quadrados ).
                    Outro lugar interessante de se visitar em Milão é o Castelo Sforzesco, que além de ser uma construção antiga, muito interessante, as vêzes apresenta exposições de artistas famosos. ( A estação do metro é bem em frente).
                     Os principais designers de moda do mundo tem suas lojas no chamado Quadrilátero da Moda ( Sant'  Andrea, Manzoni, Spiga Montenapoleone - As ruas que compõe o quarteirão ). Claro que tudo é muito caro, mas é interessante de se ver.
                        O que não se pode perder em Milão é uma visita ao quadro de Leonardo da Vinci - A Última Ceia - Pintado nas paredes da Basílica de Santa Maria delle Grazie. É importante garantir o ticket aqui, pois o ingresso se esgota muitas vêzes com 3 semanas de antecedência ( www.tickitaly.com ). ( EUR 22,50 )

VENEZA

De Milão pegamos o Trenitália direto para Veneza ( EU 31 na segunda classe  ). Chegamos na cidade em 2:30 horas e caía uma neve suave...Uma visão deslumbrante! Para a primeira impressão não poderia ser melhor. Pegamos o Vapporeto, o transporte público local, direto para o nosso hotel - Casanova, e, pelo caminho, já fomos tendo uma idéia do tão ímpar que é a cidade de Veneza. Nosso hotel ficava a cinco minutos andando da estação da Praça de São Marcos e também tinha o café da manhã incluído na diária.
                      A Praça de São Marcos é a grande atração da cidade, pois além de linda e milenar abriga duas das mais importantes atraçãoes turísticas de Veneza: a Igreja de São Marcos e o Palácio dos Dodegs.
( Dentre outras como o Campanário e a Torre dell'Orologio ).

A Igreja de São Marcos data do século 11 e mostra detalhes em seu interior e exterior, até em seu telhado, de todo seu tempo de existência. Tudo muito rico e detalhado.Sua entrada é gratuita, mas para ir ao telhado e a um pequeno museu no último andar tem que se pagar( EU 4 ).
                   O Palacio dos Dodges, antiga moradia dos governantes de Veneza, também data de muitos séculos atrás, e pode se perceber durante a visita, toda a ostentação e riqueza em que eles viviam. Lá, também, encontramos uma prisão que abrigou prisioneiros famosos como Casanova. Os prisioneiros passavam do Palácio, onde eram julgados, para a prisão pela famosa Ponte dos Suspiros.( Atenção no pagamento, tem promoção para quem vai em família.)( Pagamos EU 31, em família, 3 adultos e um menor de 18 anos).
                   Mas acredito que, como a maioria das pessoas, o imperdível de Veneza seja o passeio de Gôndola...É lindo navegar pelo Gran Canal  e pelos pequenos canais observando as antigas construções da cidade ( EU 100 para 4 pessoas ).
                Caminhar por Veneza também é bem tranquilo...Com um mapa, claro, percebe-se que tudo é muito perto. A Ponte Rialto é um lugar para se ir, apreciar, comprar nas barraquinhas e tirar muitas fotos...É linda! E durante caminhada, vai se observando ainda mais toda a história da cidade.Outro lugar pra se ir caminhando é a Accademia que guarda um lindo acervo de obras de arte.
               Nosso hotel nos ofereceu um transporte gratuito, de lancha, até Murano, a ilha onde estão as fábricas de cristal. O passeio foi maravilhoso e a visita a ilha também. A fabricação das peças começa num forno e, assoprando, os artesãos vão moldando as peças de cristal. Você encontra peças para todos os gostos, de todos os preços e tamanhos. Pegamos um Vapporetto para voltarmos a Veneza.
            Estávamos lá no Carnaval e nos impressionou como os nativos de lá se fantasiavam e incorporavam os personagens que suas fantasias mostravam.
              Veneza é uma das cidades mais caras do mundo para se comer...Um café com uma torta pode sair até EU 18, e uma refeição para 4 pessoas sai em torno de EU 100. Um restaurante que nos foi recomendado no hotel foi Trattoria alla Scala, comemos massa, bebemos vinho e pagamos caro!
             Vale lembrar também qua a cidade abriga concertos de ópera em pequenas salas e igrejas, muito bonito e interessante.

FLORENÇA

De Veneza, mais uma vez, pegamos o Trenitália ( EU 43 na segunda class - 2 horas de viagem ),
e fomos para Florença. Compramos todas as nossa passagens lá na Itália sem a menor dificuldade.
                Chegamos a Florença e logo pegamos um taxi até nosso hotel ( Vale lembrar que não tivemos nenhuma dificuldade em nos comunicar na Itália...Quase todo mundo fala inglês e eles entendem bem o português, mas entender o italiano é um pouco complicado.)

Nosso Hotel Ballestri era às margens do Rio Arno e tinha uma vista linda. Lá em Florença tudo é muito perto, se anda pouco e se chega rápido aos lugares. O café da manhã, que estava incluido na diária, era bem servido e, sem dúvida, a localização dele foi o ponto alto. Via-se a Ponte Vecchia da janela, e, em menos de 10 minutos, estávamos lá, observando as lojas de joias, e passando para o outro lado de Florença.
                  Assim que chegamos fomos direto para a Galleria degli Uffizi ( EU 6,50 ), ficava a 5 minutos caminhando do nosso hotel. Mas, como não compramos os tickets com antecedência, esperamos 40 minutos na fila para entrar. A Galleria possui um acervo maravilhoso de peças, principalmente de quadros, e em 2 horas você consegue fazer toda a visita. ( O audio guide custa EU 4 ).
                   De lá fomos caminhando até o centro ( 10 min ), passando pelo famoso Javali. A Piazza della Signoria que abriga réplicas de esculturas famosas é maravilhosa a noite, e vem de encontro a tudo que se espera de Florença - ARTE.O Museu que fica nesta mesma praça, no Palazzo Vecchio, também não pode deixar de ser visitado.Lindas obras que não podem deixar de ser vistas.
                 Jantamos ali pertinho, no La Sosta de`Golosi. Nada de mais, massa e vinho EU 64.

No dia seguinte, ainda caminhando, fomos até a Praça do Duomo. Antes de visitarmos a igreja, resolvemos subir os 400 degraus do Campanário ( EU 6 )... Foi difícil, mas conseguimos. Mais tarde conseguimos entrar no Duomo, uma visita linda. A Itália realmente supera muitos países nesse quesito. Só o portão já compensa a visita.

Fomos caminhando também até a Igreja de San Lorenzo... Claro que belíssima! Bom que, em seus arredores, havia uma feirinha com todos os tipos de produtos, com bons preços para se comprar, as famosas lembrancinhas.
                Na hora do almoço procuramos um lugar onde podíamos comer, e bem, uma bisteca, um dos pratos típicos de Florença. Nos indicaram Il Latini, como o melhor de todos. O prato é vendido a quilo, e para 4 pessoas é preciso pedir, no mínimo, 1 quilo e meio. ( A refeição para 4, com serviço, vinho e café sai por EU 100). Lembrando que em quase todas as cidades da Itália um lanchinho não sai por menos de EU 15. E o sorvete é delicioso! ( L Caruso - o dono é uma simpatia!)
                 No dia seguinte, cedinho, a caminho da estação para irmos de trem para Roma, fomos conhecer a Praça de Michelangelo. O taxi nos levou, pois é uma subida bastante íngreme. A vista da cidade é uma beleza. Pena ter ficado tão pouco tempo em Florença pois, tinha muito mais para se ver.

ROMA

Bem cedinho saimos de trem de Florença para chegarmos a Roma ( EU 45 na segunda classe - 1:30 min de viagem ). Chegando a estação de Roma pegamos um taxi e fomos direto para o nosso hotel ( Londra & Cargil - com um ótimo café da manhã ). Roma é uma cidade muito grande, bem difícil de se movimentar, daí nossa necessidade de todo o tempo pegar taxi, já que o hotel era distante de todos os lugares onde pretendíamos ir, e o metrô e o ônibus eram muito difíceis de se pegar.Perto do hotel até conseguimos fazer umas refeições interessantes, comendo massas e pizza. (Al Forno della Soffitta - pizzaria que ganhou prêmios em Roma )
                            Quando chegamos, resolvemos ir caminhando até a Fontana de Trevi ( Muuuuuuuuito longe! Quase 40 minutos de caminhanda. ) .Mas foi muito interessante pois, pelo caminho, fomos conhecendo um pouco da cidade.
                              De primeira encontramos um cruzamento onde , em cada esquina, havia uma fonte de muitos anos de existência. ( Aliás como tudo em Roma. ) - As Quatro Fontes . Continuando passamos por um dos Palácios do Governo e, enfim, chegamos a Trevi. ( Sem comentário de tão linda. ) Lá perto comemos uma das famosas pizzas a quilo, realmente uma delícia.Continuando, chegamos ao Panteão ( FREE  para entrar, diferente de Paris, uma igreja.).Bem bonita por dentro e, por fora, uma construção que nos reporta ao passado.Andando ainda, fomos encontrando diversas construções e, acabamos na Fontana de Tritton, pouco conhecida, pouco visitada, mas, também muito bonita. De lá, fomos caminhando até a Piazza Navona, onde fica a Embaixada do Brasil. Um lugar lindo, animado, com músicos e atores se apresentando ao ar livre. Os preços nos restaurantes não são nem um pouco convidativos, nem para um cafezinho.( Comemos no Domiziano...Carérrimo! ).

No dia seguinte fomos visitar o Vaticano e a Basílica de São Pedro. Compramos o ingresso aqui, pela internet ( tuscanyall.com - EU 15 / EU 8). Se paga um pouco mais, mas vale muito a pena, pois a fila é enoooooooorme! Passamos toda a manhã dentro dos museus do Vaticano, que possui maravilhas em seu acervo, culminando com a Capela Sistina. Comemos um pequeno lanche na lanchonete que existe lá dentro   ( EU 9 ), e de lá, fomos direto para a Basílica de São Pedro...A praça e a igreja são aquilo tudo que vemos pela tv e muito mais. A fila dava voltas...levamos meia hora para conseguir entrar. A entrada é franca, mas para visitar os porões da Basílica onde ficam, por exemplo, os túmulos dos antigos papas tem que se pagar. O dia passou tão rápido que mal deu pra sentir.

Logo pela manhã fomos visitar o Coliseu, compramos os ingressos aqui também ( evitando a fila - EU 12 ) e lá, só alugamos os audio guide ( EU 4,5 ) para entender melhor toda a história ( Pena que não tem em português). Conhecer o Coliseu é realmente voltar no tempo...Impressionante sua construção e sua história. De lá fomos caminhando para o Forum Romano, é bem pertinho, e tão maravilhoso quanto...Pura História! A visita dura o dia todo, o lugar é imenso, cheio de construções antigas e interessantes.Almoçamos lá pertinho, claro uma massa e um copo de vinho ( quem diria, né?!).

Fomos no dia seguinte até a igreja de Santa Maria in Comedin, perto da Piazza della Bocca della Verità. Além da igreja, que abriga a Bocca della Verità ( Cuidado para não ter a mão decepada, hein?!), podemos encontrar várias ruínas de templos e casas , e outra Fontana de Tritoni. De lá seguimos até o monumento a Vittorio Emanuelle. O monumento é grandioso, e, pegamos um elevador panorâmico e fomos até seu tealhado onde existe um mirante que nos possibilita uma vista maravilhosa de toda a cidade.
                      Outra Piazza linda e animada de se visitar é a di Spagna, a mais famosa de Roma, onde se chega fácil de metro e de onde se chega a Via del Corso, boa para umas comprinhas.
                   No dia seguinte era o dia de voltar...Que tristeza! Fomos pela manhã até a Villa Borghese, infelizmente, não conseguimos entrar na galeria pois os ingressos estavam esgotados...Ficamos passeando pelo parque. Pedimos no hotel um translado para o aeroporto que fica a quase 50 minutos da cidade e de lá fomos querendo ficar um pouco mais.