LESTE EUROPEU - 2012 - MUNICH-BUDAPESTE-VIENA-PRAGA-BERLIM

MUNIQUE

Chegamos em Munique depois de um vôo longo da Iberia ( marcamos os assentos pelo telefone e por $ 60 conseguimos os lugares de emergência ), depois de um atraso de 4 horas no Tom Jobim e uma escala em Barajas / Madrid ( Lindo aeroporto com pessoal muito atencioso, fácil de se localizar, se movimentar,com muitas lojas e lugares para comer.Tivemos que pegar o trenzinho para outro terminal.). Descemos ate o subsolo no aeroporto ( terminal 2 ), onde se toma o transporte para a cidade, e , num balcão onde se compra tkts, um homem, com um inglês perfeito, nos atendeu com a maior boa vontade.
Compramos nossos tkts, EUR 10, e tomamos o City Train, que pode ser o S1 ou S8, até a Estação Central Hauptbanhof ( 40 min ). O hotel, Intercity Munich Hotel ( 4 estrelas - café da manhã incluido e passe de transporte público grátis durante toda a estadia ) ficava bem ao lado da estação, nem 2 minutos andando.
Resolvemos ir andando ( uns 15 minutos ) até Marienplatz pela Karlplatz. Tudo muito lindo! Entre as duas praças andamos pela Neuhauser Strasse, só de pedestres com um comercio bem variado e alguns restaurantes.
Paramos para comer numa tradicional cervejaria, Augustine, bebemos a cerveja da casa, sem álcool e comemos uma carne deliciosa ( EUR 52  ).
Continuamos caminhando até Marienplatz, que realmente é um lindo lugar, cheio de gente jovem, grupos animados cantando, dançando e , claro, bebendo cerveja.
Pela manhã, fomos outra vez caminhando até Marienplatz para assistir os bonequinhos que dançam na Torre   da Neues Rathaus(Todos os dias ás 11, 12 e 17 horas), e pelo caminho fomos apreciando várias atrações da cidade destacadas no mapa: Igrejas, o Ministério da Justiça, o Jardim Botânico, estátuas, palácios e jardins enormes, tudo pelas redondezas da praça.
Resolvemos participar de uma excursão a pé ( Walking tour - EUR 12  ) até o Campo de Concentração de Dachal. (Contratamos o serviço no Centro de Turismo também em Marienplatz e o ponto de encontro da visita também era lá ). Ficamos impressionados com a historia do Campo, com todos os horrores que aconteceram por lá.( Lá tem uma pequena lanchonete, que só temos acesso ao final da excursão, assim, é melhor comer algo antes do passeio.)

Na volta do Campo fomos comer no restaurante do Anna Hotel (Schützenstrasse 1) , pertinho do nosso hotel. A comida era bem gostosinha e com um preço razoável
No dia seguinte pegamos o Hop On Hop Off ( EUR 19 ), e fomos passear pela cidade. O ônibus parava e tínhamos dez minutos pra conhecer os lugares. Achei ruim! E o audioguide era em inglês. Fomos ao Pálacio das Ninfas, a Vila Olímpica, passamos pelo Museu da BMW e fizemos um longo passeio pela cidade. Ao final paramos na Residence ( EUR 7 ), um lindo museu que está em reformas. Muito rico por dentro e com um jardim maravilhoso. Ela fica ao lado de uma linda praça, onde fica também a igreja Theatinerkirche.

Almoçamos no Andechser am Dom, junto a basílica, no subsolo, comida boa e preço bom.
A noite começamos com a nossa primeira viagem de trem, rumo a Budapeste.( Compramos um EURAIL PASS para nós dois( Com todas as reservas de assentos e todas as taxas custou EUR 784 .É muito importante ativar o passe antes do primeiro trecho. É preciso verificar o horário de fechamento do balcão, porque a não ativação resulta na perda do trecho).( 8:52h de viagem )

BUDAPESTE

Chegamos a Budapeste pela manhã para passarmos apenas um dia ( Tomamos um trem noturno de Munique, numa cabine dupla, com duas caminhas e café da manhã ( suco, sanduiche e café ). Tinha uma pia na cabine, mas o banheiro era coletivo.

Ficamos no Eurostars Budapest Center ( ótima localização e um café da manhã maravilhoso ).( Fechei com o hotel o translado, e lá estava o rapaz nos esperando para nos levar ao hotel ).
Em Budapeste a moeda oficial é o Forinte Húngaro ( HUF ). As lojas aceitam Euro, mas o troco é sempre em HUF. ( 1EUR = 280 HUF ).
Assim que chegamos resolvemos visitar a cidade no HOP ON HOP OFF ( lá com o nome de Green Bus - Grand Rout - HUF 6000 / EUR 21 - por 2 dias )
A cidade é linda! Cortada pelo Rio Danúbio, tendo na colina Buda e, na planície Peste. A vista de Peste estando em Buda é maravilhosa! Patrimônio da Humanidade. Descemos do ônibus primeiro no monumento que os húngaros ergueram em homenagem a rainha Sissi. Por lá haviam umas barraquinhas vendendo lembrancinhas e, o mais importante, uma vista deslumbrante. A próxima parada foi no Castelo de Buda. Lanchamos numa pequena lanchonete e ficamos passeando por lá. Não visitamos o castelo por dentro, mas sei que possui exposições, um lindo acervo e, mais uma vez, AQUELA vista.

Continuamos nosso passeio no ônibus. Passamos pela Ponte Chain, a Praça dos Heróis, a Galeria de Arte, a Casa de Banhos ( Aliás, um programão em Budapeste) e descemos perto do Parlamento. Não pudemos entrar no edifício que foi construído inspirado no Parlamento dos ingleses, mas valeu a pena vê-lo por fora, tamanha sua beleza. E ainda demos uma voltinha, a pé, às margens do Danúbio.
Voltamos ao ônibus e resolvemos visitar a Basílica de São Estevão.Linda igreja. De lá, caminhando, chegamos a Sinagoga ( 2250 HUF ). Muita linda também! Grande e muito significativa. Em diversos momentos se relembra os horrores da guerra praticados contra os judeus.
Já fim de tarde resolvemos parar para comer. Fomos ao CUCINA ( Váci street 20 ).Cozinha italiana, WIFI, e um preço razoável ( A rua é só de pedestres e tem algumas lojas famosas: H&M, ZARA).

E qual não foi nossa surpresa ao pegarmos o metrô.....

Fomos dormir e, pela manhã bem cedinho, após o café, o transfer chegou para nos levar a estação rumo a Viena.( 2:30h de viagem ).

VIENA

Depois de algumas horas de viagem chegamos a Viena ( O trem era super legal. Um luxo!). Pegamos um taxi e logo já estávamos no Hotel de France. MARAVILHOSO! E super bem localizado, bem ao lado de uma estação de tran e de metrô.Compramos um passe de metrô para 3 dias ( EU 10 ) e, depois de validado, o guardamos e não precisamos mais deles . Não os mostramos para ninguém.
Chegamos direto na Igreja de São Estevão. Linda! Por dentro e por fora, mas, o tempo todo, fomos incomodados por vendedores de concertos fantasiados. Um saco!
Saimos de lá e fomos caminhando por uma rua só de pedestres, bem em frente a igreja. Tinha muita gente e o pessoal nos avisou dos pequenos furtos que estavam ocorrendo. Caminhando chegamos ao Museu da Rainha SISSI... ( Um lindo castelo )( EU 10,5 ). Ela é adorada por lá, uma mulher muito bonita, a frente de seu tempo.
No dia seguinte fomos ao Castelo de SCHONBRUNN ( EU 13,5 ). Lindíssimo, nos moldes da realeza britânica. Usamos o mesmo passe de transporte e não tivemos nenhum problema para chegar até lá.

Voltamos para o metro e resolvemos visitar Albertina,uma galeria de arte bem em frente a uma praça com o mesmo nome.Lá pudemos apreciar obras de arte impressionistas e de outros pintores e escultores. Nessa praça, resolvemos almoçar no Cafe Mozart( preço bem razoável) . Comemos carne e estava bem gostoso. E lá também pegamos o RED BUS CITY TOUR ( EU 14 ), que nos levou a conhecer diversos pontos turísticos da cidade, inclusive um prédio onde uma árvore cresceu por dentro da construção.
Ao final, descemos na mesma praça e, fomos caminhando até a famosa Ópera. A visita naquele dia estava suspensa e, não conseguimos comprar os tickets para assistir, estavam esgotados ( Vale a pena comprar aqui antes de ir).Mas não perdemos a viagem, comemos uma Sacher Torte maravilhosa na Confeitaria Sacher, que é bem pertinho da Ópera.
No dia seguinte pegamos um Tran bem pertinho de nosso hotel e fomos ate o Palácio de Belvedere. Um lindo palácio,com um extenso jardim, que abriga um museu com obras de Gustav klimt, famoso pintor austríaco.( EU 11).

Quando retornamos ao hotel , passeando pela redondeza, ainda visitamos a Igreja de St Petter's. Valeu a pena conferir.
...E, no dia seguinte, estação de trem rumo a Praga. ( 4:30 h de viagem )

PRAGA

O trem para Praga era horrível, caindo aos pedaços, mostrando bem a decadência dos países que formavam o bloco comunista. Nosso hotel era o BEST WESTERN HOTEL METEOR PLAZA, simples mas muito bem localizado e com um ótimo café da manhã.Ele ficava bem perto da praça principal de Praga, onde se encontra o RELÓGIO ASTRONÔMICO, e que, de hora em hora, os apóstolos de Cristo dançam em uma janelinha ao som de um corneteiro....muito bonito.
Conhecemos um casal de brasileiros no trem, Anna e Celso, e conhecemos todas as atrações de Praga com eles.
Combinamos no dia seguinte de conhecer a Igreja de São Vitor e o Castelo de Praga ( EU 15,22 ). Quase nos desencontramos de tanta gente! Compramos um passe de metro ( 110 CZK - 1 dia ) e ônibus para chegarmos até lá. Foi fácil... Seguimos o pessoal.( Praga tem uma moeda própria, a Coroa Tcheca e, em muitos lugares,como o metro, não se aceita o EURO. Vale a pena sacar um pouquinho no cartão de débito e pagar algumas despesas ). Após o passeio descemos a pé as escadarias e, passando pela Ponte Charles, chegamos a cidade. A Ponte é outro ponto turístico da cidade, com suas estátuas antigas e ambulantes vendendo lembranças de Praga.

Fomos assistir um espetáculo de dança típico do lugar chamado Lanterna Mágica.Muito intressante, mistura dança e imagens projetadas. Comprei os ingressos aqui, mas não estava muito cheio. ( 680 CZK ).
A noite fomos jantar no Kampa Park, o restaurante mais recomendado de Praga.A reserva deve ser feita aqui com uma certa antecedência. Não é muito barato, mas vale muito a pena. A comida gostosa e a vista do Rio Vltava.
No dia seguinte fomos passear na cidade de HopOn Hop Off ( 2 dias - 500 CZK ). Foi bem interessante, mas tudo falado em inglês. Começou com um tour a pé e depois de ônibus.
Mas ao final da tarde um passeio de barco pelo Rio Vltava ( 290 CZK ), com embarque próximo a Ponte Cechuv. e depois fomos andando a pé.... A Sinagoga, o cemitério judeu de Praga . Fomos conhecendo as características da cidade

No dia seguinte, trem para Berlim ( 4: 50 de viagem ) ( Um luxo de trem!)

BERLIM

Chegamos a estação central de Berlim e nos sentimos logo numa cidade grande.... Uma loucura, diversos andares, trem, ônibus ,tran..... Decidimos pegar um taxi para o hotel.
Nosso hotel, H2 HOTEL BERLIN - ALEXANDERPLATZ, além de ser novinho, ter um restaurante para lanches e pratos rápidos e um preço super barato, era muito bem localizada, ao lado da ALEXANDERPLATZ.
Assim que chegamos pegamos o metô e fomos para POSTSDAMERPLATZ, conhecer o Sony Center. Tudo que fora destruido pela guerra virou um lindo lugar. Jantamos por lá e voltamos para nosso hotel.

No dia seguinte, bem em frente ao nosso hotel, havia um ônibus amarelo, o BEROLINA ( EU 22 - 2 dias ). Compramos e fomos seguindo todo o roteiro turístico dele . ( Ele nos levou em todos os lugares que planejávamos ir ).
Começou pelo Portão de Brandenburguer, depois, a pé, fomos ao Monumento aos judeus e ao Reichstag( A visita ao Reichstag, se for completa, deve ser agendada pelo site, com hora marcada. Escolhesse o idioma e se visita todas as dependências. Se for só a cúpula não precisa agendar.) Agendamos também, antes de viajar, um almoço no restaurante Kafer, na cúpula do Reichstag. Bom preço, boa comida e uma vista maravilhosa da cidade.

De lá, tomamos outra vez o Berolinda e fomos visitar a galeria em céu aberto pintada no que restou do Muro de Berlim( East Side Galerie ).
Jantamos na HOFBRAU MUNCHEN, uma cervejaria ao lado do nosso hotel. e, durante o jantar, fomos todos surpreendidos por uma chuva de granizo.

No dia seguinte, no Berolinda, claro, fomos ao Museu dos Judeus ( EU 5 ). Interessante e muito triste já que, mostra a realidade de um povo que muito sofreu nas mãos dos alemães.
De lá pegamos o ônibus até a igreja que ficou em ruínas com o bombardeioe depois até ao Check Point Charles. de lá, fomos para a Ilha dos Museus.
Visitamos dois museus: Fomos ao Pergamonmuseum e ao Museu Neues ( EU 14 ).Lindos os museus e o lugar. Muita gente sentada na grama, aproveitando o fim da tarde.
Fomos andando e resolvemos pegar um barquinho e passear no rio ( EU 11 ).
Voltamos andando para o nosso hotel, passando pelo relógio e pela torre de tv em Alexanderplatz.
No dia seguinte, viagem de volta.